12 de dezembro de 2019

Vídeos sobre a metodologia BowTie de Análise de Riscos e Controles

Nos últimos anos, a gestão de riscos e oportunidades, bem como o desenvolvimento da mentalidade de risco nas organizações têm ganhado cada vez mais destaque nas normas ISO de sistemas de gestão e servido como referência para aprimorar os negócios e o processo de tomada de decisões.

Diversas ferramentas e técnicas para análise e avaliação de riscos têm sido utilizadas com esse objetivo, sendo a Análise BowTie (BTA), a que tem obtido maior êxito para comunicar os cenários de risco de forma simples e realizar a gestão eficaz dos controles (ou barreiras).

Para compreender melhor como as organizações analisam seus riscos e o grau de familiaridade delas com a Metodologia BowTie, o QSP realizou uma pesquisa sobre a mesma, indicando que há bastante espaço para disseminação desses conhecimentos.

Uma das ferramentas mais utilizadas para realizar a BTA é o software BowTieXPCom o objetivo de difundir o uso da BowTie em todo o Brasil, recentemente o QSP firmou um convênio com a CGE - Risk Management Solutions - que desenvolveu o software e é uma das maiores empresas do mundo de soluções tecnológicas para a gestão de riscos com base na Metodologia BowTie (entre aqui e experimente a versão gratuita do BowTieXP).

No vídeo a seguir, mostramos as principais funcionalidades do BowTieXP, além de outras aplicações que podem ser utilizadas conjuntamente, tendo como referência a BTA, para aprimorar a gestão de riscos nas organizações.

O vídeo é o terceiro de uma série de 4 vídeos do Webinar realizado esta semana pelo QSP e que podem ser acessados abaixo, juntamente com os resultados da "1ª Pesquisa Nacional sobre a Metodologia BowTie".





# VÍDEO 1 - Análise de Riscos e Controles com a Metodologia BowTie (do Básico ao Avançado);

# VÍDEO 2 - Resultados da 1ª Pesquisa Nacional sobre a Metodologia BowTie de Análise de Riscos;
   * Arquivo em PDF com os resultados da pesquisa.(para download)

# VÍDEO 3 - Apresentação do Software BowTieXP;
    * Se você quiser testar gratuitamente o software BowTieXP por 1 mês, entre por aqui.

# VÍDEO 4 - Repositório BowTie de Conhecimentos e Informações.
    * Para acessar diretamente o Repositório BowTie do QSP, entre aqui.


Mais informações sobre a Metodologia BowTie podem ser obtidas nesta página do QSP.