21 de dezembro de 2017

Visualize a nova norma ISO/IEC 17025:2017 para Laboratórios de Ensaio e Calibração

Publicada pela primeira vez em 1999 e atualizada em 2005, a ISO/IEC 17025, utilizada como referência para laboratórios de ensaio e calibração, foi revisada novamente; a nova edição de 2017 foi publicada pela ISO, em inglês e francês, no final de novembro.

Devido ao surgimento de novas tecnologias, as práticas laboratoriais e ferramentas profissionais sofreram mudanças nos últimos anos, levando à necessidade de uma nova revisão da norma após doze anos.

O processo de revisão, que teve início em 2015, reuniu profissionais e especialistas de mais de 50 países e foi aprovado pela quase totalidade dos membros da ISO (90%) e da IEC (100%).

Entre as principais novidades da nova edição, destacam-se:

  • Uma nova estrutura desenvolvida pelo Committee on Conformity Assessment/ Working Group 44 (CASCO/WG 44) e compartilhada por todas as normas voluntárias relacionadas ao processo de avaliação de conformidade;
  • O uso de novas tecnologias de TI, principalmente para a geração de resultados e relatórios eletrônicos;
  • Recomendações para o desenvolvimento de um sistema de gestão específico para os laboratórios, e não mais baseado apenas na qualidade;
  • Novos requisitos a partir da versão de 2015 da ISO 9001, envolvendo a abordagem de processos e a 'mentalidade de riscos';
  • Recomendações para a emissão de relatórios sobre os resultados da amostragem;
  • Vocabulário atualizado em linha com as atuais práticas laboratoriais.

Os laboratórios podem agora utilizar uma norma de referência atualizada, de acordo com as mudanças na indústria, envolvendo tanto as organizações quanto os recursos e processos que elas devem implementar.

Para os laboratórios, é uma excelente forma de se destacarem da concorrência. Para os consumidores, é um sinal de que o trabalho será conduzido da maneira mais detalhada possível, gerando resultados mais transparentes e confiáveis.

A versão oficial da norma revisada em português (NBR) foi publicada em dezembro de 2017
. Para adquiri-la, acesse o site da ABNT


Visualize a seguir a nova NBR ISO/IEC 17025:2017. O documento abaixo possui mais de 90% do texto definitivo da versão oficial da norma.




# A ISO/IEC 17025:2017 é um dos módulos do nosso Curso a Distância de Atualização Profissional em Gestão de Riscos, Controles Internos, Compliance, QSMS e Normas ISO.

# QSP Help: Conheça os nossos serviços de Auditoria, Apoio Técnico e Treinamentos no desenvolvimento, implantação e avaliação de Sistemas de Gestão baseados na nova norma ISO/IEC 17025:2017.