8 de março de 2020

Convertendo Registros de Riscos em Poderosas BowTies

Atualmente, um dos principais desafios enfrentados pelas organizações relacionados à gestão de riscos diz respeito à comunicação clara e eficaz dos cenários de riscos que as afetam.

Para registrarem e comunicarem seus riscos, muitas delas utilizam-se de planilhas em Excel que, geralmente, são incompletas e não permitem visualizar adequadamente todas as características de um risco (de segurança, ambiental, financeiro, de compliance, etc).




O exemplo didático a seguir, sobre a perda de controle de um carro, mostra como as organizações costumam reportar as informações sobre seus riscos (geralmente, em registros de riscos ou risk registers):



Exemplo de Registro de Riscos 



Como converter meu
Registro de Riscos em informações confiáveis e "apresentáveis" sobre riscos?


Para tornar mais simples e clara a visualização e o entendimento dessas informações, o software BowTieXP faz a conversão automática dos dados contidos nos registros de riscos das organizações em diagramas BowTies.

Veja abaixo como a ferramenta torna mais fácil a comunicação e a compreensão de todos os elementos relacionados ao cenário de risco do exemplo acima, quando comparada aos tradicionais registros de riscos em Excel.



Exemplo de Registro de Riscos convertido em BowTie 


No vídeo a seguir, mostro o passo a passo utilizado para converter o registro de riscos do exemplo acima em uma poderosa BowTie (pelo seu poder de comunicação e de gestão dos riscos e controles), de maneira simples e rápida, utilizando o software BowTieXP!





Para mais informações sobre todo o potencial que pode ser explorado com o BowTieXP para aprimorar os risk registers e a gestão de riscos de sua organização, inscreva sua empresa no nosso Programa Gratuito ou no nosso exclusivo Curso sobre a Metodologia BowTie!

Se preferir, entre em contato comigo por aqui ou pelo telefone (11) 3704-3200.