9 de abril de 2020

Análise BowTie - Combatendo a COVID-19 nas compras do dia-a-dia

Tempos difíceis requerem cuidados extremos com a saúde. Se ainda há muitas incertezas sobre os desdobramentos da crise socioeconômica provocada pela COVID-19 e até quando ela irá durar, também há espaço para repensarmos nossos hábitos e reduzirmos o risco de propagação do vírus.

Uma das principais vantagens da metodologia BowTie é ajudar a compreender melhor os cenários de risco e propor alternativas para evitar que os mesmos se repitam no futuro. Nesse processo, os controles (ou barreiras) preventivos desempenham papel fundamental, ao evitar a ocorrência das causas de um evento ou impedir que elas resultem no evento principal.

Veja aqui quais são os elementos de uma BowTie e como eles se relacionam.

Exemplo de BowTie - Combate à COVID-19 nas compras diárias


No exemplo a seguir, é possível ver como os controles preventivos podem atuar na prevenção da COVID-19, do ponto de vista das pessoas que recebem entregas do supermercado ou delivery em suas residências ou ambientes de trabalho.


A fonte de risco (Receber compras do supermercado/delivery) representa o ponto de partida da análise. O evento principal (Comprador infectado pelo Coronavírus ao entrar em contato com compras contaminadas) ocorre no momento em que se perde o controle sobre essa fonte de risco, podendo resultar em consequências indesejadas.

Uma das principais causas relacionadas a esse evento são as embalagens contaminadas após o manuseio por portador(es) do vírus. Como medidas preventivas ligadas a essa causa, seria possível:

- Desinfetar embalagens plásticas e jogar fora caixas de papelão antes de guardar os alimentos;

- Lavar mãos com água e sabão ao manusear as embalagens;

- Limpar a bancada para apoiar compras com produto desinfetante, de modo a evitar que outras superfícies se contaminem e transmitam o vírus;

- Mover alimentos como pães, frutas, hortaliças e o conteúdo de fast food para recipientes higienizados.


Exemplo de análise de riscos - Combate à COVID-19 nas compras diárias
(clique aqui para ampliar, baixar e compartilhar este diagrama BowTie)


Outra causa que pode levar à infecção do comprador é o contato com o(s) alimento(s) já contaminado(s) com o vírus. Alguns controles poderiam evitar que isso aconteça:


- Funcionários de empresas produtoras e distribuidoras de alimentos adotam medidas de higienização (lavar mãos e usar máscaras) ao manusear os alimentos;

- Empresas produtoras e distribuidoras de alimentos disponibilizam testes para detecção do vírus em seus funcionários, afastando os infectados por 14 dias;

- Lavar mãos com água e sabão ao manusear os alimentos;

- Esquentar os alimentos (que podem ser cozidos) no microondas, priorizando a entrega de alimentos quentes a alimentos crus;

- Lavar frutas com água e sabão.

Por último, devem ser observados os controles preventivos que atuariam sobre a causa (Entregador infectado com o vírus), como por exemplo:


- Entregador adotar medidas de higienização (lavar mãos e usar máscara) ao manusear os pedidos;

- Empresas de delivery disponibilizarem testes para detecção do vírus em entregadores, afastando os infectados por 14 dias;

- Lavar mãos com água e sabão ao receber as compras;

- Optar por opção "Sem contato físico" nas entregas via app;

- Priorizar receber as compras sem contato físico com o entregador;

- Utilizar máscara caso necessite receber compras em mãos.

Caso essas medidas preventivas não sejam suficientes para evitar a ocorrência do evento, o comprador infectado pode disseminar o vírus a outras pessoas ou familiares e o quadro da saúde pública pode piorar, aumentando a gravidade dos casos e o número de fatalidades.

Alguns controles (reativos) poderiam evitar ou reduzir o impacto dessas consequências, sendo a realização de testes para a detecção da COVID-19, seguida do isolamento do infectado e a internação hospitalar dos casos graves, os mais usuais.


A maioria dos controles, especialmente os preventivos, são simples de serem implementados e desempenham um papel fundamental para evitar a infecção pelo coronavírus, ajudando a conter sua propagação. Se devidamente colocados em prática, podem ter resultados muito favoráveis no combate à pandemia.

Comece a criar suas próprias BowTies


Nesta crise, queremos contribuir com a saúde de todos da melhor forma possível. Fique à vontade para usar a BowTie deste artigo como inspiração ou modelo para criar BowTies específicas de sua organização. 

Para começar, baixe o diagrama do exemplo acima no formato BTF. É um arquivo para ser utilizado com o software BowTieXP

Em seguida, faça por aqui o download gratuito da versão 'trial' do BowTieXP e use-o conforme suas necessidades.

Conheça também este Curso inédito do QSP sobre Análise de Riscos e Controles com a Metodologia BowTie (com transmissão ao vivo pela internet e até 30% de desconto).